quarta-feira, 14 de junho de 2017

Gestão Sustentável dos Ecossistemas e Desenvolvimento Sustentável

Gestão Sustentável dos Ecossistemas e
Desenvolvimento Sustentável

Antigamente, a população mundial existia em menor quantidade (era menos numerosa), o que levava a  que houvesse uma menor exploração dos recursos energéticos e materiais dos ecossistemas terrestres.
Com o passar do tempo, as condições de vida melhoraram e a população aumentou. Isto contribuiu para o aumento da exploração de recursos, o aumento da produção industrial que levou ao aumento da poluição
De acordo com o modelo de desenvolvimento sustentável atual, do ano de 1900 até 2000, a poluição, a produção industrial, o consumo alimentos, a população e o consumo de  recursos, não foram muito elevados, mas a partir dos ano de 2000, com o aumento da população, aumentou a indústria, e passou a haver uma sobre-exploração dos recursos, contribuindo para a  sua diminuição.
Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que as pessoas obtêm deles. Desses serviços, existem os de produção de onde podemos retirar alimentos, água, madeira, fibras e combustíveis, os  de regulação que controlam o clima, a qualidade da água, a polinização e a disseminação de doenças, os produtos de suporte onde está incluída a fotossíntese, a formação dos solos e a reciclagem dos nutrientes, e os recursos de cultura que englobam as atividades recreativas e as experiências estéticas e espirituais das pessoas.
Na minha opinião, acho que todo o mundo deveria começar a consumir todos o tipos de recursos que a natureza nos dá  com mais moderação, de forma a evitar ou combater a falta deles um dia, pensando no futuro, dando razão ao lema: “agindo hoje pensando no amanhã”, pois visto que a população tem vindo a aumentar e o consumo também tem vindo a aumentar, se queremos que continue a existir vida temos que consumir os recursos existentes com mais moderação.


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Gestão dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento Sustentável

Ao longo dos anos, a espécie humana tem vindo a explorar os recursos energéticos e materiais dos ecossistemas para satisfazer as suas necessidades.
A partir do século XIX, as condições de vida melhoraram, contribuindo para um aumento da população, e uma das consequências deste aumento da população é o aumento do consumo de recursos naturais.

O modelo de desenvolvimento sustentável atual, demonstra que no ano de 1900 até 2000, a poluição, a produção industrial, o consumo alimentos, a população e o consumo de  recursos, não estão muito elevados, mas a partir dos ano de 2000, a população, a poluição e a produção industrial aumenta, os recursos e os alimentos por consequência do elevado consumo, diminuem.



Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que as pessoas obtêm. 
serviços de produção: onde pudemos retirar alimentos, água, madeira, fibras e combustíveis, 
serviços de regulação: controlam o clima, a qualidade da água, a polinização e a disseminação de doenças, 
produtos de suporte: onde está incluída a fotossíntese, a formação dos solos e a reciclagem dos nutrientes, 
recursos de cultura: englobam as atividades recreativas e as experiências estéticas e espirituais das pessoas.

A biodiversidade encontra-se na base de todos os serviços prestados pelos ecossistemas, dependendo o bem-estar humano da qualidade desses serviços.

Todos os seres humanos são afetados, direta ou indiretamente, pelas alterações dos ecossistemas e dos seus serviços.

A proteção dos ecossistemas, a melhoria da produção e um consumo moderado, apoiados na valorização da Natureza e na partilha de recursos, são opções necessárias à conservação dos ecossistemas e dos seus serviços.


quinta-feira, 20 de abril de 2017

Dinâmica de interação entre seres vivos


  1. Fatores bióticos - as relações entre seres vivos
  • Os seres vivos sofrem a influência não apenas de fatores abióticos mas, também, das relações que estabelecem entre si, isto é, de fatores bióticos.
  • Estas relações podem apresentar diversas características e podem ser classificadas em dois tipos: relações intraespecíficas e relações interespecíficas.
  1. Relações intraespecíficas- São relações estabelecidas entre seres vivos da mesma espécie.
  2. Relações interespecíficas- São relações estabelecidas entre seres vivos de espécies diferentes.

Relações entre seres vivos
  • Interespecíficas
  1. Predação (Predador +; Presa-)
  2. Competição (Dois indivíduos; - -)
  3. Parasitismo (Parasita -; Hospedeiro +)
  4. Mutualismo (Ambos os indivíduos não vivem um sem o outro)
  5. Comensalismo (Comensal +; outro indivíduo -)
Resultado de imagem para predacao
Predação      








Resultado de imagem para parasitismo  animais
Parasitismo
Resultado de imagem para animais mutualismo
Mutualismo


Resultado de imagem para animais comensalismo
Comensalismo










  • Intraespecíficas
  1. Competição (Indivíduos da mesma espécie; - -)
  2. Canibalismo (Um mata o outro; + -)
  3. Cooperação (Membros de uma população que se associam em benefícios de todos; + +)
Resultado de imagem para competicao animais
Competição

Resultado de imagem para animais canibalismo
Canibalismo

Resultado de imagem para animais canibalismo
Cooperação














Relações bióticas na dinâmica dos ecossistemas


  • Natalidade- Aumento dos nascimentos.
  • Imigração- Chegada de novos elementos.
  • Mortalidade- A população diminui devido à morte de elementos.
  • Emigração- Saída para outras paragens.














Organização dos ecossistemas

  • Fatores abióticos: Características físicas e químicas do meio que condicionam o comportamento e o funcionamento dos seres vivos.  Exemplos: Luz, Temperatura e Humidade.
  • Fatores bióticos: Relações que um ser vivo estabelece com outros indivíduos da sua espécie mas, também, com seres vivos de outras espécies que com ele partilham o mesmo território.
  • Estes fatores variam localmente, num dado ecossistema, mas também variam à escala da Terra, condicionando a organização dos ecossistemas em unidades biológicas mais amplas, os biomas.
  • Biomas: A Terra apresenta grandes áreas de território com  mesmo clima, as comunidades de seres vivos que aí vivem estão organizadas mais ou menos da mesma forma. Estas grandes comunidades, denominadas biomas, classificam-se de acordo com a sua vegetação dominante.
  1. Tundra: Tem uma baixa precipitação, o solo é gelado, a sua vegetação é muito rasteira. Exemplos de animais: Águia-rabalva, Boi-almiscarado, Rena. 
 Resultado de imagem para tundra


    2. Floresta de coníferas: Não tem muita precipitação, a sua temperatura não é muito elevada, a sua vegetação é rasteira, mas, as suas árvores são em forma de cone por causa da neve. Exemplos de animais: Alce, Bisonte, Urso-pardo e Lince.
Resultado de imagem para floresta de coniferas

 
   3. Floresta temperada caducifólia: Tem alguma precipitação, a temperatura já é um pouco elevada, a sua vegetação é rasteira, e as folhas das árvores caiem. Exemplos de animais: Ouriço-cacheiro, Melro, Raposa,  Gavião e Chapim-azul.
Resultado de imagem para floresta temperada caducifólia


   4.Deserto: Quase não tem precipitação, tem temperaturas elevadas, a sua vegetação é muito escassa. Exemplos de animais: Coiote, Coruja, Morcego, Lebre-americana e Escorpião.

Resultado de imagem para deserto

   5.Savana: Tem muita precipitação, a temperatura é um pouco elevada, a sua vegetação é rasteira, e tem árvores. Exemplos de animais: Abutre, Girafa, Zebra, Hiena, Leão e Elefante-africano.

Resultado de imagem para savana


   6.Floresta tropical: Tem uma precipitação elevada e uma temperatura também elevada, a sua vegetação é muito densa. Exemplos de animais: Colibri, Iguana, Tucano, Tarântula e Macaco-de-cheiro.

Resultado de imagem para floresta tropical