quarta-feira, 14 de junho de 2017

Gestão Sustentável dos Ecossistemas e Desenvolvimento Sustentável

Gestão Sustentável dos Ecossistemas e
Desenvolvimento Sustentável

Antigamente, a população mundial existia em menor quantidade (era menos numerosa), o que levava a  que houvesse uma menor exploração dos recursos energéticos e materiais dos ecossistemas terrestres.
Com o passar do tempo, as condições de vida melhoraram e a população aumentou. Isto contribuiu para o aumento da exploração de recursos, o aumento da produção industrial que levou ao aumento da poluição
De acordo com o modelo de desenvolvimento sustentável atual, do ano de 1900 até 2000, a poluição, a produção industrial, o consumo alimentos, a população e o consumo de  recursos, não foram muito elevados, mas a partir dos ano de 2000, com o aumento da população, aumentou a indústria, e passou a haver uma sobre-exploração dos recursos, contribuindo para a  sua diminuição.
Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que as pessoas obtêm deles. Desses serviços, existem os de produção de onde podemos retirar alimentos, água, madeira, fibras e combustíveis, os  de regulação que controlam o clima, a qualidade da água, a polinização e a disseminação de doenças, os produtos de suporte onde está incluída a fotossíntese, a formação dos solos e a reciclagem dos nutrientes, e os recursos de cultura que englobam as atividades recreativas e as experiências estéticas e espirituais das pessoas.
Na minha opinião, acho que todo o mundo deveria começar a consumir todos o tipos de recursos que a natureza nos dá  com mais moderação, de forma a evitar ou combater a falta deles um dia, pensando no futuro, dando razão ao lema: “agindo hoje pensando no amanhã”, pois visto que a população tem vindo a aumentar e o consumo também tem vindo a aumentar, se queremos que continue a existir vida temos que consumir os recursos existentes com mais moderação.


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Gestão dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento Sustentável

Ao longo dos anos, a espécie humana tem vindo a explorar os recursos energéticos e materiais dos ecossistemas para satisfazer as suas necessidades.
A partir do século XIX, as condições de vida melhoraram, contribuindo para um aumento da população, e uma das consequências deste aumento da população é o aumento do consumo de recursos naturais.

O modelo de desenvolvimento sustentável atual, demonstra que no ano de 1900 até 2000, a poluição, a produção industrial, o consumo alimentos, a população e o consumo de  recursos, não estão muito elevados, mas a partir dos ano de 2000, a população, a poluição e a produção industrial aumenta, os recursos e os alimentos por consequência do elevado consumo, diminuem.



Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que as pessoas obtêm. 
serviços de produção: onde pudemos retirar alimentos, água, madeira, fibras e combustíveis, 
serviços de regulação: controlam o clima, a qualidade da água, a polinização e a disseminação de doenças, 
produtos de suporte: onde está incluída a fotossíntese, a formação dos solos e a reciclagem dos nutrientes, 
recursos de cultura: englobam as atividades recreativas e as experiências estéticas e espirituais das pessoas.

A biodiversidade encontra-se na base de todos os serviços prestados pelos ecossistemas, dependendo o bem-estar humano da qualidade desses serviços.

Todos os seres humanos são afetados, direta ou indiretamente, pelas alterações dos ecossistemas e dos seus serviços.

A proteção dos ecossistemas, a melhoria da produção e um consumo moderado, apoiados na valorização da Natureza e na partilha de recursos, são opções necessárias à conservação dos ecossistemas e dos seus serviços.