Desenvolvimento Sustentável
Ao longo dos anos, a espécie humana tem vindo a explorar os recursos energéticos e materiais dos ecossistemas para satisfazer as suas necessidades.
A partir do século XIX, as condições de vida melhoraram, contribuindo para um aumento da população, e uma das consequências deste aumento da população é o aumento do consumo de recursos naturais.
O modelo de desenvolvimento sustentável atual, demonstra que no ano de 1900 até 2000, a poluição, a produção industrial, o consumo alimentos, a população e o consumo de recursos, não estão muito elevados, mas a partir dos ano de 2000, a população, a poluição e a produção industrial aumenta, os recursos e os alimentos por consequência do elevado consumo, diminuem.
Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que as pessoas obtêm.
serviços de produção: onde pudemos retirar alimentos, água, madeira, fibras e combustíveis,
serviços de regulação: controlam o clima, a qualidade da água, a polinização e a disseminação de doenças,
produtos de suporte: onde está incluída a fotossíntese, a formação dos solos e a reciclagem dos nutrientes,
recursos de cultura: englobam as atividades recreativas e as experiências estéticas e espirituais das pessoas.
A biodiversidade encontra-se na base de todos os serviços prestados pelos ecossistemas, dependendo o bem-estar humano da qualidade desses serviços.
Todos os seres humanos são afetados, direta ou indiretamente, pelas alterações dos ecossistemas e dos seus serviços.
A proteção dos ecossistemas, a melhoria da produção e um consumo moderado, apoiados na valorização da Natureza e na partilha de recursos, são opções necessárias à conservação dos ecossistemas e dos seus serviços.
Sem comentários:
Enviar um comentário